sexta-feira, 6 de março de 2009




As Crônicas de Narnia - A Última Batalha ( C.S. Lewis)

Neste livro se narram os últimos dias de Nárnia quando Tirian era rei em Cair Paravel. Tudo começa quando um velho macaco chamado Manhoso que vivia no lado ocidental de Nárnia, juntamente com um burro chamado Confuso, encontra uma pele de leão. Fazendo grandes planos, o macaco veste o seu amigo burro com a pele de leão e passa a propagar as falsas notícias de que Aslam teria voltado e que ele seria o seu porta-voz.
O macaco então faz uma aliança com os calormanos que agora tinham a chance de conquistar as terras de Nárnia. O rei Tirian flagra o desmatamento perto do Ermo do Lampião sendo perpetrado pelos calormanos. Acaba se entregando após matar um deles e quando passou a noite amarrado a uma árvore conseguiu pedir socorro aos amigos de Nárnia (todos aqueles que já haviam entrado em Nárnia, exceto Susana), que se encontram no nosso mundo.
Então os amigos de Nárnia vão até à antiga casa do professor Kirke recuperar os anéis que haviam utilizado em O Sobrinho do Mago para tentar ir a socorro de Nárnia e de Tirian, mas não foi necessário utilizá-los pois um acidente de trem na estação onde todos estavam esperando acaba por levar Jill e Eustáquio até Nárnia.
Ambos ajudam o rei a combaterem os planos dos calormanos e do macaco, mas a confusão é instaurada após o macaco pregar a idéia de que Aslam e Tash são a mesma coisa. Sem perceberem o que faziam, os calormanos e o macaco acabaram por invocar o verdadeiro Tash. Durante a luta, Jill, Eustáquio e Tirian são forçados a ir para dentro de um estábulo que na verdade era uma porta para a Verdadeira Nárnia, onde Pedro, Edmundo, Lúcia, Polly e o Professor Kirke estavam. Então Aslam aparece e decreta o fim de Nárnia, tirando as estrelas do céu, mandando dragões comerem as árvores e por fim trazendo todos os habitantes justos e virtuosos de Nárnia para a Verdadeira Nárnia.
Na Verdadeira Nárnia encontram um calormano chamado Emeth, que apesar de ter seguido por toda a sua vida Tash, é reconhecido por Aslam como merecedor de um lugar ali, pois, apesar de ter praticado muitas boas obras em nome de Tash e de ter servido com amor e fielmente Tash, só Aslam poderia aceitar o que ele tinha feito, porque Tash, que é mau, não podia aceitar coisas boas e resultantes do amor.
Todos então seguem para um lugar muito alto, onde podiam encontrar pessoas que já tinham morrido e era muito mais bonito que Nárnia. Aslam então conta que na verdade os amigos de Nárnia tinham morrido no acidente de trem e que não precisariam mais de voltar ao nosso mundo depois desta aventura. Isto quer dizer que eles iriam ficar para sempre no País de Aslam e acabam então as crónicas de Nárnia.
Afinal de contas, Susana é a única dos irmãos Pevensie a não retornar a Nárnia. Segundo Polly, Susana havia crescido, e a essa altura por se preocupar mais com trabalho, estudos, vida social e pessoal acabou por esquecer da existência de Nárnia e suas aventuras. Portanto, do ponto de vista de Susana, a ida de seus irmãos á Verdadeira Nárnia seria a morte de todos eles no acidente de trem.
Baixe Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário